Sem categoria

Reembolso médico. Como aproveitar o melhor do seu plano de saúde.

O reembolso pelas consultas e procedimentos é um direito que deve ser utilizado e aproveitado quando disponível. As melhores seguradoras de saúde e convênios possuem reembolso, e divulgam essa vantagem para atrair mais clientes e vender seus planos, são as modalidades de plano que incluem a livre escolha. Para descobrir se o seu plano possui a modalidade de livre escolha você pode verificar o manual do convênio, o contrato assinado ou simplesmente ligar para o convênio e perguntar.

O reembolso é a melhor maneira de utilizar o seu plano: você escolhe seu médico de confiança, seu hospital e seu laboratório, que não dependerão do convênio para tomar decisão alguma. Não há intermediários entre você e seu médico, permitindo assim um relacionamento mais franco.

Como funciona? O paciente escolhe o médico de sua preferência e confiança – que não precisa pertencer ao seu plano de saúde, nem precisa ser o médico imposto pelo plano – o paciente paga a consulta e num prazo máximo de 7 dias para especialidades básicas e 14 dias para outras especialidades a seguradora deve reembolsá-lo. Se a seguradora não cumprir o prazo o consumidor pode denunciá-la. A operadora também deve informar de modo claro qual é o valor a ser reembolsado. Se não o fizer, o consumidor pode exigir o reembolso integral das consultas  (DISQUE ANS 0800 7019656).

Os procedimentos e cirurgias também podem ser reembolsados de maneira semelhante, mas para eles é necessário ser formalizado pelo médico um documento chamado de solicitação de prévia de reembolso, onde o valor do reembolso do procedimento também deverá ser informado previamente.

Mesmo que o reembolso não esteja previsto em contrato, se a operadora não oferecer alternativas para o atendimento do caso na região do paciente, esta deve arcar com todas as despesas assumidas pelo consumidor num prazo de 30 dias.

Conheça seus direitos e faça o melhor uso do serviço que você paga mensalmente!

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.